Sobre a UTI

Nossa equipe é composta de médicos especialistas em terapia intensiva, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Contamos ainda com o trabalho de outros profissionais do hospital, com destaque para nutricionistas e psicólogos. A equipe que assiste o paciente no hospital, como a equipe cirúrgica, de clinica, obstetrícia, mantem contato constante com nossa equipe e em alguns casos prossegue acompanhando o paciente durante sua internação na UTI.

Fotos do COMPLEXO

Dúvidas Frequentes

Recomendações para a Visita

Antes de tudo, ao entrar na UTI lave as mãos antes de se dirigir ao paciente. Alguns pacientes necessitam que a família use avental, máscara e luvas na visita. Nestes casos trata-se de precaução para disseminação de infecções.

Como posso obter informações sobre meu familiar?

Durante a visita, nossa equipe médica passará informações sobre o paciente na beira do leito. Neste momento responderemos as dúvidas levantadas pela família. As informações serão passadas para uma pessoa, que será responsável por repassá-las ao restante da família. Algumas dúvidas, relativas a especificidades de procedimentos cirúrgicos podem ser esclarecidos pela equipe cirúrgica em outro momento. Não serão passadas informações por telefone, pois não podemos garantir que estamos passando a informação para a pessoa certa.

 

Posso falar com meu familiar, ou amigo?

Os diversos fios, sondas e aparelhos conectados em seu familiar podem gerar insegurança em como se comportar na visita. Seja natural. Você pode tocar e fazer carinho em seu familiar/amigo. Alguns pacientes estão sedados, e por isto, dormindo, ainda assim você pode falar com ele. Alguns pacientes estão apenas com sedação leve e podem lhe escutar. A voz familiar ajuda a orientar e tranquilizar o paciente.

Posso trazer comida e objetos de higiene e uso pessoal?

Todos os nossos pacientes são acompanhados por nutricionista. A dieta é individualizada para cada paciente e para as necessidades dele frente a doença. Todos os alimentos antes de entrar na UTI passam por rigoroso controle de qualidade, assim, solicitamos não trazer alimentos de fora do hospital, pois não podemos garantir a qualidade destes. Caso o paciente solicite comer algo diferente converse com nossa equipe. Faremos o possível para atender.

Para pacientes acordados, permitimos que os mesmos portem revistas, livros, ou rádio pequeno com fone de ouvido. Estes pacientes podem ainda ficar com óculos e aparelhos auditivos.

Dispomos de todo o material necessário para o cuidado dos pacientes, entretanto, se a família ou paciente desejar, pode trazer objetos de higiene pessoal e deixar com nossa equipe.

Porque meu familiar está inchado?

Algumas doenças graves provocam inflamação sistêmica, isto faz com que o paciente retenha líquido e fique inchado. Conforme a melhora do quadro o paciente tende a voltar ao normal.
 

Para que todos estes fios, tubos e sondas?

O paciente internado na UTI precisa ser monitorado. Para isto, fica conectado a aparelhos que mostram continuamente os batimentos do coração, o nível de oxigênio do sangue, a pressão arterial entre outros dados importantes para seu cuidado. Nossos pacientes podem ainda necessitar receber medicações através de cateteres especiais, e dieta por meio de sonda que levam a dieta diretamente para o estômago. A diurese em muitos casos é monitorada através de sondas urinárias. Alguns pacientes necessitam ainda do auxilio de aparelhos e tubos que levam o oxigênio direto para os pulmões e tornam mais fácil de o paciente respirar. Em alguns casos, quando este tubo permanecer por muitos dias, pode ser necessário fazer uma cirurgia para a colocação de um outro tubo no pescoço (traqueostomia), que substituirá o tubo da boca.

Posso solicitar a visita religiosa a meu familiar?

Sim. A família pode solicitar junto a equipe de nossa UTI a autorização para a visita de um religioso da escolha e contato prévio da família.  Esta visita pode inclusive ser marcada em um horário especial de acordo com a disponibilidade.
 

Quanto tempo meu familiar ficará na UTI?

Não há como determinar. Este tempo depende da evolução do paciente e isto varia de caso a caso.

  • Endereço
    Rua Paraíba, 1003
    Centro
    Estância Turística de Avaré
  • (14) 3711-9100
  • horario de funcionamento
  • Internações 24hs
  • Urgência e Emerêgncia 24hs
  • Setores Administrativos:
  • Segunda a Quinta: 07:00 às 17:00
  • Sexta: 07:00 às 16:00