maternidade07

Colostro: Produzido nas primeiras 72 horas após o parto, é amarelado e grosso, sai em pequenas quantidades. É o que a criança necessita nos primeiros dias de vida, pois contém nutrientes necessários para ela nesta fase.

É a primeira vacina do bebê, pois contém anticorpos maternos que vão ajudá-lo a não contrair infecções. Também é rico em substâncias que favorecem o crescimento, estimulam o desenvolvimento do intestino do bebê, preparando-o para digerir e absorver o leite maduro. O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes do recém-nascido).

Leite Maduro: Contém os nutrientes necessários para o bebê crescer. Ele parece ralo, o que pode levar a pensar que o leite é fraco, mas esta aparência aguada é normal e fornece água suficiente para o bebê. A composição desse leite muda durante a mamada. No começo, é rico em proteína, vitaminas, minerais e água. No final da mamada contém gordura, que vai fornecer energia. Por isso, recomendamos que a mamada inicie e termine em uma mesma mama, ou seja, realizando um “rodízio” das mamas.