maternidade09

Você sabe quais são os nomes mais populares no Brasil? De tempos em tempos surgem novos personagens, heróis, músicas, e assim vão desenhando a escolha dos nomes dos recém-nascidos.

Segundo uma pesquisa realizada pela revista Superinteressante, os 50 nomes mais comuns no Brasil são João e Maria, que estão no topo de um ranking feito pela publicação. Eles são seguidos por nomes como Antônio e José.

É sabido que os nomes variam de época em época, depende muito dos personagens das novelas que estão fazendo sucesso, ou então do cantor ou da música que toca nas rádios. Por exemplo, nas décadas de 60 e 70 o nome Edson era o mais escolhido pelas mães, pois Pelé vivia o auge de sua carreira como jogador de futebol.

Já na década de 20 até 1950 os mais usados eram Sebastião, Benedito, Rosa e Joaquim. Nessa época o nome Sebastião era o terceiro nome mais comum entre os meninos, porém atualmente é difícil de encontrar recém-nascidos com este nome. João se manteve como o segundo nome mais escolhido por décadas, só perdendo esta posição recentemente.

Rafael é um nome que apareceu nos anos 80 e 90 e até hoje tem seu espaço garantido. Por outro lado, o nome Ricardo entrou na lista dos queridinhos nos anos 70, mas logo saiu de moda e não voltou mais a compor a lista.

Do mesmo modo que ocorrem homenagens, há nomes que acabam por ser evitados porque estão ligados negativamente a famosos. Assim, nos anos 90, o nome Fernando perdeu a popularidade por conta do ex-presidente Fernando Collor.

Em 2012 os nomes femininos mais comuns foram: Sophia, Júlia, Isabella, Alice e Manuela. E os masculinos: Miguel, Arthur, Davi, Gabriel e Lucas, que é um dos mais comuns desde os anos 90.

Algum desses nomes é o escolhido para o seu bebê? Ou ainda está em dúvida? Clique AQUI para obter ajuda na escolha do nome de seu bebê!