Os primórdios da Santa Casa de Misericórdia de Avaré

Foi no ano de 1904, que o Major Benedito Martins Brisolla, levou a cabo, o ambicioso projeto de fundar a Santa Casa de Misericórdia de Avaré, que até então funcionava em uma humilde casa, situada a Rua Domiciano Santana.

Foi somente no ano de 1906, que o senhor coronel Manoel Amâncio de Oliveira Machado, doou o terreno onde se encontra atualmente a instituição e iniciou-se a construção daquele que nos dias atuais, seria apenas pequena parte do atual prédio existente no local.

A partir do momento da obtenção do terreno, setores da sociedade e dos governos passaram a busca recursos para tornar possível, a construção do prédio onde pudesse funcionar um hospital condizente com as necessidades e exigências da época.

Ao longo de sua história, a Santa Casa de Misericórdia de Avaré firmou-se como instituição filantrópica, a manter leitos e serviços hospitalares para uso público, gratuito, sem distinção de raça, cor, sexo ou religião, bem como assistência médica hospitalar aos enfermos e acidentados, gratuitamente ou não, de acordo com suas posses.

Nunca é demais lembrar que a cada dia 14/07 a Santa Casa comemora mais um ano de vida.

Texto embasado em uma reportagem publicado no extinto jornal “O Avaré”, no ano de 1996.