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Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas ajudam no controle dos níveis de colesterol.

Dez passos para uma dieta saudável

1. Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em cinco ou seis diárias. O ideal é alimentar-se a cada três horas ;

2. Consuma tipos variados de verduras, legumes e frutas. Quanto mais colorido o prato do almoço e do jantar, maior a variedade de vitaminas e minerais que você consumirá;

3. Prefira alimentos ricos em fibras como feijão e cereais integrais (arroz, pão e aveia). A recomendação diária é de 25 gr a 35 gr/dia de fibras;

4. Evite alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas;

5. Consuma pouco sal. Retire o saleiro da mesa e prefira temperos como as ervas aromáticas (salsa, coentro, cebolinha e orégano) ou limão para tornar as refeições mais saborosas;

6. Evite alimentos industrializados como temperos (maionese, catchup, mostarda e molho de soja), enlatados e sopas prontas que possuem alto teor de sódio;

7. Evite frituras e salgadinhos;

8. Substitua leite e seus derivados integrais por desnatados. Ex: queijos amarelos (mussarela, provolone ou prato) por queijo branco tipo minas

9. Faça as preparações dos alimentos sempre assadas, cozidas, grelhadas ou no vapor;

10. Consuma de 1,5 l a 2 l de líquido (água) por dia, evitando sua ingestão junto com as refeições. Caso não consiga ficar sem ingerir líquidos junto com as refeições, consuma no máximo 200 ml.